A relação de Santa Clara com o Trabalho é destaque no programa Vem Clarear – Web Santo Antônio

A relação de Santa Clara com o Trabalho é destaque no programa Vem Clarear

 A relação de Santa Clara com o Trabalho é destaque no programa Vem Clarear
Compartilhar

        No dia 30 de abril de 2021 foi ao ar pela Web Rádio Santo Antônio o 4º programa “Vem Clarear” da temporada de 2021, apresentado por Frei Roberto Alves e Karine Goulart. O tema do programa foi “Santa Clara e o trabalho” para comemorar o dia 1ºde maio, dia do trabalhador! Neste programa os apresentadores receberam como convidadas as Irmãs Clarissas, do Mosteiro Fraternidade São Francisco de Assis, em Mossoró.

        Como de costume os apresentadores iniciaram o programa com uma oração seguida por uma reflexão sobre Santa Clara e a questão do trabalho. O texto comentando por eles refere-se ao Cap. VII da regra/forma de vida de Santa Clara, intitulado “O modo de trabalhar” em que ela discorre sobre o trabalho das Irmãs Clarissas. Também se debruçaram sobre o testemunho de Irmã Cecília filha de messer Gualtiere Cacciaguerra de Spello, uma das Irmãs presentes no processo de canonização de Santa Clara, almejando a mesma questão do trabalho entre tantas outras.

        A reflexão ainda mais profunda veio das Irmãs Clarissas Ir. Maria Pia da Santa Cruz e a Ir. Maria Clara de Jesus, do Mosteiro de Mossoró, que puderam em uma pequena entrevista dialogar com os apresentadores sobre a ampla visão de Santa Clara sobre o trabalho, nas fontes sobre nossa mãe fundadora percebemos que Clara inúmeras vezes salienta essa questão do trabalho seja de modo direto ou indireto e na maioria das vezes pelo exemplo. Para Santa Clara o trabalho é indispensável e ele deve fazer parte da vida de oração das Irmãs, por isso ela exorta e admoesta.

        Com isso os apresentadores aproveitaram para divulgar o mosteiro das Clarissas “Fraternidade São Francisco de Assis” no quadro “Tem Clarissas perto de você”. O mosteiro fica localizado na Cidade de Mossoró no estado do Rio Grande do Norte tendo sua fundação no dia 11 de Agosto de 1999.

        O programa foi uma verdadeira reflexão da imensurável importância do trabalho e deixou uma pergunta para todos nós: O que o seu trabalho significa para você?

        Para encerrar não podemos deixar de enfatizar que um dos momentos mais importantes do programa foi a benção de Santa Clara cantada pelas Irmãs Clarissas.

        Que Santa Clara interceda por todos os trabalhados, neste momento de grande desalento e crise para toda a humanidade, que tenhamos fé no amanhã e confiança do Pai das misericórdias!

Santa Clara de Assis, rogai por nós! Paz e Bem!

Fonte: PEDROSO, José Corrêa Pereira, Fontes Clarianas, 4º edição, Piracicaba – SP, 2004.

Comentários