Atenção e Cuidado no mês da Prevenção do Câncer de Mama – Web Santo Antônio

Atenção e Cuidado no mês da Prevenção do Câncer de Mama

 Atenção e Cuidado no mês da Prevenção do Câncer de Mama
Compartilhar

            Estamos no mês de Outubro e como mais uma forma de conscientização para o cuidado com a saúde em todos os seus aspectos desde o combate a doenças psíquicas até a doação de órgãos, este mês recebe a cor rosa, sendo este um Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama.

            Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a intimativas para 2020 era o diagnóstico de 66.280 novos casos em mulheres de câncer de mama. No Brasil este tipo de câncer é o mais incidente em mulheres e nos gráficos assume uma posição a frente dos outros tipos encontrados na próstata, no estômago e etc. O outubro rosa chega então com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade

            O programa Vem Clarear da última sexta feira assumiu totalmente a cor rosa, trouxe para a sua discursão uma reflexão a cerca do cuidado para Santa Clara de Assis. Segundo o apresentador do programa, Frei Roberto Alves não poderia deixar de falar deste tema tão essencial tendo em vista que o programa fala de uma mulher forte, destemida e sempre atenta para as realidades do seu tempo.

            O semanal recebeu a participação de nossa colaboradora Juliana Caroline que partilhou também sua luta contra o câncer de mama iniciada em Maio de 2020 e que conclui em Fevereiro deste ano. Entre o bate papo a jovem que é a Ordem Franciscana Secular falou um pouco das dificuldade do inicio, mas também o quanto foi importante contar com uma rede de apoio junto a ela e das presenças singulares de Nossa Senhora e também de Santa Clara neste processo que era um misto de dor e esperança.

            Sobre a necessidade de uma maior percepção em relação a saúde a jovem destacou a importância de conhecer melhor o próprio corpo. “Isso faz a diferença! Nos leva a perceber sinais que não existe em nosso corpo e que precisa ser tratado.” Juliana disse que no inicio foi complicado chegar ao diagnóstico do câncer, mas sentiu a necessidade de persistir junto com o médico pois algo estava errado. “Encontrar o nódulo no início de tudo foi essencial para o tratamento. Foram 16 quimioterapia, fiz a Cirurgia e vou continuar sendo acompanhada nos próximos cindo anos, mas estou muito feliz com todo o empenho e dedicação.”

            Juliana frisou a importância de Santa Clara em todo o percurso “Ela desempenhou um papel fundamental em todo o processo. Irradiou para mim toda a sua firmeza.” Segundo a jovem a partir de Clara, conseguiu fazer com que a mesma olhasse para todo o processo com muita força e confiança em Deus, “Eu olhava para a Juliana Vitoriosa, que iria vencer o tratamento.” Durante o corte de cabelo que foi necessário para o início das quimioterapia Juliana disse que conseguiu relacionar totalmente a Clara e o corte simbolizou nada mais nada menos do que uma decisão. “Durante as quimios vi os meus cabelos cair, pois a células de crescimento não mais trabalhavam. Assim conseguia beber de Clara de sua determinação e de que assim como em um corte de cabelo demonstrou que deixou tudo por algo maior também fazia ali uma opção pela vida.”

            A você que não acompanhou ou que vai acompanhar, seja homem ou mulher é preciso uma maior atenção quando o assunto é Saúde. Clara e Francisco embora vivendo fortes mortificações durante suas vidas conseguiram se reconhecer com parte da Criação de Deus e vivendo em outra época e contexto nos inspira hoje a também estarmos mais atentos aos cuidados necessários para nossa saúde e uma vida plena.

Comentários