Das ondas do Rio São Francisco para as ondas sonoras da Web Rádio Santo Antônio – Web Santo Antônio

Das ondas do Rio São Francisco para as ondas sonoras da Web Rádio Santo Antônio

 Das ondas do Rio São Francisco para as ondas sonoras da Web Rádio Santo Antônio
Compartilhar

            Com o intuito de mostrar as belezas, os medos e as esperanças que cercam a vida de ribeirinhos, religiosos, e artistas que moram ao longo do Rio São Francisco, a Web Rádio Santo Antônio exibe nos dias 26, 29 e 30 de Outubro o podcast VELHO CHICO VIVE! O Rio que percorre mais de 2.700 km, cortando estados, colinas e biomas ganha no final deste mês de outubro um destaque na programação da Web Rádio.

            Todo o processo de produção começou a ser pensado ainda no mês de setembro, sendo realizado um processo de estudo e escuta. Na última segunda-feira (26) se materializou e chegou na programação do veículo de comunicação e nas plataformas digitais. Na primeira edição, Frei Hélio apresentou o Rio como algo sagrado para quem dele vive e sobrevive.

            Dom Beto Breis, bispo da Diocese de Juazeiro – Bahia, destacou na edição que o Rio é sagrado porque porta a vida e mantém a vida de tantos irmãos/ãs e ecossistemas. A partir da fala do bispo franciscano, podemos citar aqui o exemplo da vida do líder quilombola Alcildes Santos e de sua comunidade Bongue, localizada na Zona Rural de Ilha das Flores, em Sergipe. Ele partilhou sobre a importância do Rio para sobrevivência da comunidade através da pesca e da agricultura. “Jamais poderíamos imaginar nossa comunidade sem o Rio São Francisco” destacou o quilombola.

            A sacralidade também foi evidenciada a partir do depoimento de Priscila Magela que mora na cidade de Pirapora, em Minas Gerais. Ela desde cedo aprendeu que o Rio representa muito mais do que uma água que corre, mas a sua arte, seu canto e a sua vida.

            Aprofundando sobre a dimensão do sagrado, a produção do áudio trouxe a preocupação da Igreja nos últimos anos a partir da necessidade de uma Ecologia Integral. Patrícia Antunes, Animadora Laudato Sí no Brasil, ressaltou que a Encíclica destaca sobre a necessidade de preservar a água que sofre com muitos impactos e explorações excessivas. Roberto Malvezzi que é cantor, teólogo e participou do Sínodo para a Amazônia no ano passado, fez uma relação da necessidade de uma ecologia que integre a todos também na região onde passa o Rio São Francisco. Ele ressalta que olhar para o Velho Chico requer também um olhar para a Amazônia e o Cerrado brasileiro.

            O podcast Velho Chico Vive também trouxe algumas novidades, como a realização de lives no perfil do instagram da Web Rádio Santo Antônio (@websantoantonio) que vai ao AR sempre às 18h, antecipando a reflexão que será realidade na edição do dia. Entre os temas trabalhados estarão a arte e as problemáticas que ameaçam o Rio.

Acompanhe abaixo na íntegra a primeira edição do podcast Velho Chico Vive:

 

 

FAIXA TÉCNICA:

Apresentação: Frei Hélio,OFM

Produção: Frei Roberto Alves, OFM e Juliana Caroline, OFS

Edição: Frei Roberto Alves, OFM

Colaboração: Washington Lima e Maísa Joventino

Em unidade com a Revolução Laudato Sí, o Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil e o Coletivo Juventudes Fé e Ciência.

Comentários