No Setembro Amarelo, Web Santo Antônio reflete sobre a importância de políticas públicas que envolvam a Saúde Mental – Web Santo Antônio

No Setembro Amarelo, Web Santo Antônio reflete sobre a importância de políticas públicas que envolvam a Saúde Mental

 No Setembro Amarelo, Web Santo Antônio reflete sobre a importância de políticas públicas que envolvam a Saúde Mental

Foto: Bigstock.

Compartilhar

            O Setembro Amarelo no Brasil, desde 2014 é dedicado a reflexão a cerca da Prevenção do Suicídio. Segundo o site setembroamarelo.com, são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Sendo que estes casos estão mais presente entre os jovens. O site ainda traz informações que cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Trazendo um ranking muito triste onde a depressão oculpa o primeiro lugar, e é seguido do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

            Diante destes tristes dados e do tema da Sáude Mental que em nossos dias por conta da falta de políticas públicas que humanize o processo é tomado como um tabu ou preconceito, a Web Santo Antônio produziu um podcast que trouxe este tema em Questão, dando um destaque na necessidade de se falar mais e de se exigir um maior espaço e valorização do assunto em nossos dias.

            A impotância de uma maior fala sobre o tema da Saúde Mental em nosso tempo ficou ainda mais escancarado com a Pandemia da COVID 19 que assentuou o número de casos de depressão, ansiedade, fragilidades emocionais e nos mostrou o quanto ainda estamos longe de alcançar o espaço necessário para solucionar pontos que deixam nossa sociedade mais adoentada psiquicamente. O Brasil é considerado pela Organização Mundial de Saúde como o Pais da América Latina com maior prevalência de depressão e ainda o país mais ancioso do mundo, sendo estes gatilhos para outros problemas mais sérios.

            O podcast trouxe o depoimento de jovens e de quem trabalha diretamente na área de Psicologia na busca de democratizar espaços que trabalhem com doenças psiquicas como CRAS, CAPS e outros. Cleantro Wilker que é Psicológo em Canindé Ceará, apresentou um espaço que começou na cidade e que semanalmente continua atentendos diversos casos com sofrimento psiquicos que burcam o programa para pedir ajuda. O PRAVIDA (Programa de Apoio a Vida), é um grupo de Voluntários que envolve psicólogos, pedadogos e outros profissionais.

            Na busca de trazer o tema da Saúde mental para os nosso posts, stories e espalhar para que se tenha mais acesso a Web Santo Antônio ouviu ainda a Psicológa Raquel Freitas, que é natural de Bodocó em Pernambuco e também é da Juventude Franciscana a JUFRA, que recentemente deu uma entrevista ao site da Conferência da Família Franciscana do Brasil falando sobre o assunto e na busca de quebrar tabus.

            O podcast que você pode ouvir na íntegra abaixo trouxe ainda a participação da Irmã Claudenice Aparecida Sabadim, que reside em Votuporanga em São Paulo e que atua como Psicologa que fez uma reflexão a cerca de como nós franciscanos podemos estar mais enpaticos com as dores de tantos irmãos que sofrem doenças psiquicas também hoje por conta de questões financeiras, relacionamentos e etc.

Comentários