PODCAST: À 521 anos era celebrada a primeira Missa no Brasil – Web Santo Antônio

PODCAST: À 521 anos era celebrada a primeira Missa no Brasil

 PODCAST: À 521 anos era celebrada a primeira Missa no Brasil
Compartilhar

        À 521 anos atrás chegava até esta terra as caravelas portuguesas com  Pedro Alvares Cabral e junto com ela o evangelho trazido pelos primeiros frades franciscanos. A Cruz fincada nestas terras, muito mais do que um símbolo religioso, na verdade era uma forma de fixar profundas raízes Cristã que perduram até os dias atuais. A terra de Santa Cruz, como inicialmente ficou conhecida viveu juntamente com a Igreja no mundo as novidades da evangelização que era assumida em cada novo tempo. Todo este processo de Evangelização foi contado em um podcast produzido pela Web Santo Antônio.   

        Na busca de construir uma linha de todo este processo de evangelização,  a produção do material de áudio contou com a participação de Fr. Sandro Roberto da Costa, Frade Franciscano da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, Doutor em História da Igreja pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma atuando em vários espaços com sua formação, Padre Junior Aquino professor de Teologia na Faculdade Católica de Fortaleza e também na Católica de Pernambuco, Gilberto Ribeiro Assistente Social, Franciscano Secular e agricultor orgânicos e Dorismeire Almeida, que também é franciscana Secular e atua junto a REPAM no Xingu. A proposta foi justamente entre fatos e comentários refletir sobre os efeitos da evangelização em três momentos chave de nossa história: O período colonial, do Concílio Vaticano II e o Século XXI.

        Seguindo a tradição da indicação físicas para reflexões mais concretas dos podcast’s da Web Santo Antônio, ao final foi indicado um livro recém lançado pela editora vozes que está em sintonia com Novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o quadriênio (2019 a 2023), organizado por Padre Júnior Aquino e Agenor Brighenti, colocando um poucos dos desafios e realidade de uma Pastoral Urbana.

         “O que podemos ouvir neste podcast foi uma verdadeira aula de história da Igreja e do Brasil, mas não só uma visão arqueológica dos fatos, mas sim uma mensagem que se atualiza e que nos provoca para também servir como critério e ensinamento para o que o Evangelho nos exige hoje.”  Frisou Frei Roberto Alves que juntamente com Juliana Caroline fizeram o trabalho de produção do material.

Acompanhe abaixo esta produção da Web Santo Antônio:

Comentários