Podcast na Web Santo Antônio celebra o Ano Laudato Sí – Web Santo Antônio

Podcast na Web Santo Antônio celebra o Ano Laudato Sí

 Podcast na Web Santo Antônio celebra o Ano Laudato Sí
Compartilhar

        Neste dia 24 de maio findamos o Ano Laudato Sí proclamado pelo Papa Francisco. Este momento, que deu início na celebração dos 5 Anos da Laudato Sí, foi promovido pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral. Nesta celebração e neste momento especial a Web Rádio Santo Antônio, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPCIAM) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) produziu um podcast que traz como título: “OS ECOS DA LAUDATO SÍ EM MEIO À PANDEMIA DA COVID 19: refletindo Meio Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento”.

            Logo no início, a proposta do material já estava explícita, a de falar desta “Encíclica verde”, como assim ficou conhecida, tendo uma visão a partir da atual situação pandêmica em que vivemos, na qual se acentuou temas presentes nas páginas do documento como a pobreza, a desigualdade social, a tecnologia, a política e a economia como uma ajuda no desenvolvimento sustentável e da humanidade. Para contribuir com esta produção contamos com a participação de leigos e leigas engajados em diversos trabalhos práticos da Laudato Sí como Frei Zilmar, Isabele Vicente e Cecileide, em São Paulo; de Moema Miranda, teóloga, franciscana secular e que integra a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM); de Frei Rodrigo Péret, OFM, que tem uma atuação junto a diversos movimentos ambientais no Brasil, além de participar da Comissão Episcopal Pastoral Especial para Ecologia Integral e Mineração, da CNBB; e da Professora Dra.  Horasa Maria Lima Andrade, Coordenadora do PPCIAM e que desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão com a Agroecologia e a Agricultura Familiar, no Agreste pernambucano.

            Durante sua fala, Moema lembrou o tema que foi refletido na Semana Laudato Sí deste ano, retirado do ponto 13 da Encíclica e que nos ensina a esperançar: “pois sabemos que as coisas podem mudar!”. A mesma lembrou o que pede o Papa Francisco, para que não percamos a esperança, pois só com ela poderemos mudar a realidade em que vivemos e coloca em ameaça a Casa Comum. Frei Rodrigo, por sua vez, lembrou o valor deste documento para os franciscanos, fazendo com que a mensagem de Francisco e Clara continue viva e atual em nossos dias.

            Na busca de atualizar esta encíclica social e ambiental e mostrar atitudes de quem tem consciência que pode mudar a realidade, o podcast trouxe ainda o testemunho de leigos que realizam trabalhos junto aos mais pobres e vulneráveis e ainda como Animadores/as Laudato Sí buscam na prática tornar vivas as páginas do documento eclesial, em especial nestes tempos de pandemia da COVID19, tão cheios de desafios.

            Para a professora Horasa, é necessária uma reflexão urgente em meio a tantas evoluções tecnológicas, uma reflexão acerca de um desenvolvimento com envolvimento. “Se a gente não pensar em uma relação mais sustentável dos seres humanos com a natureza e a sociedade, em relação ao cuidado e conservação nós precisaríamos pelo menos de mais três planetas pra ter o que chamamos de sustentabilidade”, frisou a pesquisadora. A mesma chamou ainda a atenção que é preciso pensar na terra como nossa Casa, por isso é necessário realizarmos debates acerca da inclusão e de uma justiça socioambiental.

              Ao final da produção o convite foi de lançar um olhar esperançoso para o futuro, com o findar deste ano. Frei Rodrigo Péret, OFM, lembrou que a pandemia veio como um alerta para o percurso que já vivíamos de colapso ambiental. Viver a Laudato Sí em meio à pandemia é entender que existe um contexto de convergência de crises socioambientais, sendo necessário reinterpretar a relação entre nós seres humanos com a natureza e a natureza sendo superior a nós. O frade convidou ainda a todos para participar e assumir o Pacto pela vida que está sendo convocado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que tem como pauta três bandeiras: Vacina para todos e defesa do Sistema Único de Saúde, o auxílio emergencial continuado e a investigação cometida pelo governo atual e a responsabilização de suas ações e omissões em relação ao povo brasileiro neste tempo de pandemia.

Plataforma Laudato Sí

Um dos gestos concretos deste Ano, foi lançado neste dia 24 no Vaticano. Falamos aqui da Plataforma Laudato Sí, na qual o Papa Francisco frisou que “é um caminho que devemos continuar juntos, ouvindo o clamor da Terra e dos pobres!” Sendo este meio digital para o Santo Padre “um percurso operativo de sete anos, que guiará as famílias, as comunidades paroquiais e diocesanas, as escolas e as universidades, os hospitais, as empresas, os grupos, os movimentos, as organizações e os institutos religiosos a assumir um estilo de vida sustentável.”

Conheça outros materiais da Web Santo Antônio a cerca da Laudato Sí (Clique aqui)

Comentários