A Web Santo Antônio

            A  Web Santo Antônio nasceu em novembro de 2011, após a provocação do até então Ministro Provincial Frei Marconi Lins, aos frades de profissão temporária que eram os Animadores Vocacionais. Para o mesmo, havia uma grande necessidade da presença do carisma franciscano na internet, tendo em vista que naquela época se consolidava com o surgimento de novas plataformas e uma urgência de uma Igreja mais presente nas Redes Sociais. A resposta foi aceita pelos frades que logo começaram a pensar na estruturação de uma Web Rádio onde através de músicas e conteúdos franciscanos estariam ainda mais próximos dos jovens que teriam o desejo de conhecer mais da espiritualidade franciscana e da vida dos Frades Menores.

            Tudo começou em Salvador, na Bahia, mais precisamente no Bairro Cosme de Farias onde os frades assumiam uma presença na paróquia local. De forma improvisada, mas com muita boa vontade de assumir a provocação feita, os frades começaram a exibir alguns programas que tinha como conteúdo central o Carisma Franciscano. Aos poucos o Sistema foi criando corpo, imagem e som e logo começou a chegar a todo território provincial e até mesmo além de suas fronteiras com transmissões AO VIVO de eventos. A Web Rádio Santo Antônio foi assim fazendo tornar vivo o seu lema inspirado em um dos documentos da Ordem, o de “Encher a terra com o Evangelho de Cristo”.

            Desde o início, nosso Espaço está intimamente ligado ao Serviço de Animação Vocacional, que assume todas manutenções financeiras e a contribuição na criação de conteúdo. O Sistema acaba sendo uma extensão dos encontros realizados durante o ano em nossas fraternidades provinciais.

            Todo o material de comunicação que temos hoje foi construído por várias mãos e ideias. A cada tempo entre transferências e permanências os frades foram transformando a programação para deixar ainda mais acessível e perto dos ouvintes. O Evangelho superava todo o amadorismo e todos os desafios encontrados na estrada. A grande rede franciscana era formada.

            Aos poucos a Web Santo Antônio percebia a necessidade de cada vez mais alargar seu espaço. Em 2017, chegamos ao Ceará como uma extensão de onde tudo começou tendo assim agora a quantidade de dois estúdios no território provincial. E assim aos poucos nosso veículo de comunicação foi criando uma identidade que já é conhecida por toda a Família Franciscana em todo o Brasil.

            Hoje a nossa Web Santo Antônio está presente nas principais redes sociais e além do áudio agora chega também em imagem nas casas e nos corações das pessoas. No ano de 2020, a programação recebeu uma grande formulação, alargando ainda mais a sua equipe contando com a colaboração de leigos/as de nossas presenças e voluntários. Continuamos assim caminhando assumindo cada vez mais o nosso espaço de evangelização na internet e sendo um espaço para reflexões de temas sociais e também presentes em nossa Igreja. Conteúdos estes que se resumem em Podcasts, músicas e programas.

  Nossa Missão

           A Missão da Web Santo Antônio está centrada no lema presente nas Diretrizes de Evangelização da Ordem dos Frades Menores e em I Celano 87, “ENCHER A TERRA COM O EVANGELHO DE CRISTO”. Assim como Francisco de Assis, do Evangelho parte nossas produções, trabalhos e o desejo de estar presente na internet.

            O Sistema como um espaço franciscano assume também aquilo que é próprio de nosso Carisma, como o serviço de Justiça, Paz e Integridade com a Criação(JPIC), sendo sempre atento as questões presentes em nossa realidade social. Sabendo que todo o trabalho produzido por nossa equipe, alcança pessoas que trazem em si, anseios e o desejo de um mundo melhor.

            Tendo uma ligação intrínseca com o Serviço de Animação Vocacional(SAV), o Sistema Web Santo Antônio também carrega em sua missão o desejo de promover vocações para a Família Franciscana a partir dos conteúdos que se inspirando no Evangelho chegam também a muitos /as como um chamado vocacional.

            Em 2020, chegamos ainda em outros espaços como as plataformas digitais, sendo também agora Web TV e assumindo nosso lugar de ser multiplataformas, consequentemente estendendo também nossa missão que agora chega a todos das mais diversas formas possíveis. O Evangelho se torna ainda mais vivo com as canções, notícias e formações que tocam e são exibidos aqui em nossa programação que completará em 2021 10 anos de história.

        Enquanto houver desejo de evangelizar, estaremos presentes!