Regra Não Bulada: Carisma e História contada em Podcast – Web Santo Antônio

Regra Não Bulada: Carisma e História contada em Podcast

 Regra Não Bulada: Carisma e História contada em Podcast
Compartilhar

            Em 2021 toda a Família Franciscana celebra os 800 anos de um documento que tem uma grande força carismática e espiritual para aqueles que desejam seguir os passos de Francisco neste mundo. Falamos aqui da Regra Não Bulada, uma das primeiras regras escrita pelo Irmão de Assis ao seu grupo que começava a se espalhar por todas as partes do mundo e necessitava de uma maior organização.

            O contexto da escrita deste documento é marcado pelos conflitos existentes dentro da Fraternidade, onde alguns estudiosos afirmam ser esse o principal motivo para volta de Francisco da Terra Santa após o encontro frutuoso com o Sultão MalekalKamil e ainda a pressão da Igreja da criação de uma regra para “legalização” do movimento. Estes dois pontos se dão por conta do número crescente de frades, como nos narra em suas crônicas o frade Jordão de Jano, em que no capítulo de Pentecostes de 1221 “os irmãos que compareceram foram calculados em três mil irmãos.” A antiga fraternidade formada apenas por 12 companheiros que foram a Roma pedir a permissão do Papa Inocêncio III para pregação do Evangelho estava agora em outro patamar ainda mais exigente e havia a necessidade de um documento jurídico que instruísse os que chegavam e aqueles que estavam longe de Assis.

            O documento que não recebeu a bula pontifícia foi escrito no Vale do Rieti e estava repleto de passagens bíblica feitas por Frei Cesário de Espira. A regra estava estruturada em 23 capítulos e dentre os temas apresentados encontramos sobre o modo de trabalhar, a recepção dos irmãos, da vida de oração, o cuidado com os enfermos e etc.

            Para celebrar a data deste texto que fala muito do Espírito de Francisco de Assis, a Web Santo Antônio produziu um podcast que contou com a participação de dois grandes expoentes da formação franciscana hoje no Brasil, Frei Vitório Mazuco, OFM e Frei Carlos Susin, OFMCap que partilharam a história do documento, a intuição de Francisco, a estruturas, os avanços presentes para a sua época e tantos outros temas.

            Além da participação destes confrades, o podcast também ouviu Frei Felipe Ferreira e Frei César Limdemberg dando exemplos práticos de dois temas importantes presentes na Regra de 1221 e que continua vivo em nossos dias por conta da presença do tema na Regra Bulada, a dimenssão do diálogo e do Trabalho.

Comentários