Santa Clara, uma mulher que comunica – Web Santo Antônio

Santa Clara, uma mulher que comunica

 Santa Clara,  uma mulher que comunica
Compartilhar

            No dia 11 de Agosto a Família Franciscana celebra com júbilo e gratidão Santa Clara de Assis. A jovem de característica terna, mas ao mesmo tempo corajosa, deixou suas posses, riquezas e família na noite de domingo de Ramos de 1211 para assumir por inteiro a vontade de Deus em sua vida do jeito de Francisco. Com tanta firmeza e força a mesma conseguiu fazer com que acima de tudo, acima de toda rigidez eclesial e social, superabundasse a vontade de Deus no Mosteiro de São Damião, fazendo até mesmo com que após a morte do Pai Seráfico a Ordem não perdessem de vista seu ponto de Partida.  

            Celebrando neste dia a sua festa e seu legado, é um propício momento para mergulhar nos seus escritos e na sua vida que estão estampadas nas gravuras, filmes e livros. A jovem de Assis usou de várias formas, de vários gêneros literários para deixar vivo o seu desejo, sua vontade e sua forma de vida. Juntando todos os documentos que temos acesso, contabilizamos uma Regra, 5 cartas, 1 testamento e 1 benção. Isso tudo mostra o quanto a criatividade e a comunicação esteve presente na vida esposa de Cristo. 

            No tempo em que vivemos marcado por tantas incertezas e fragilidades e pela Pandemia da COVID 19, Santa Clara é exemplo de liderança e serviço, de cuidado e coragem, de confiança e protagonismo. Encerrada na clausura de São Damião sua luz é tão forte que perpassa os séculos e clareia o nosso século, servindo como um modelo para nós.

Padroeira de um dos estúdios da Web Rádio 

            Como vimos anteriormente, Santa Clara carregava com si uma facilidade de usar da comunicação como um meio para levar a tantos, para Deus. Seu exemplo comunicativo está presente nos seus escritos, mas também na sua vida, que foi uma constante relação com suas irmãs, irmãos e os pobres que batiam à porta do seu mosteiro. A Web Rádio Santo Antônio tem, assim, a Plantinha de São Francisco também como sua padroeira e um carinho todo especial.  Para que você celebre bem este dia, separamos programas especiais que foram ao ar no mês de Agosto sobre as 4 cartas de Santa Clara à Inês de Praga, que vale a pena ser lidas, refletidas e rezadas. Acompanhe abaixo:

Comentários